terça-feira, abril 16, 2024

Apple MacBooks 2020 poderão vir com processadores ARM no lugar do Intel

Os chips da série A da Apple, que são encontrados nos iPhones e iPads da empresa, podem entrar no Mac daqui a alguns anos. Respeitado analista da Apple, Ming-Chi Kuo citou um relatório anterior da Bloomberg que prevê que a Apple poderia abandonar os processadores da Intel e sua marca Intel Inside na safra atual de computadores MacOS em favor do silício personalizado em 2020.

A mudança da Apple para os processadores com projetos baseados em ARM espelhariam a parceria da Microsoft com a Qualcomm para entregar PCs sempre conectados que executam o Windows 10.

No entanto, apesar da mudança para o silício personalizado da Apple, nem todos os membros da família Mac estarão fazendo a transição, pelo menos inicialmente. Acredita-se que a Apple começará a migração para seu chip interno a partir de laptops, como o MacBook, segundo um relatório da AppleInsider, já que pode levar algum tempo até que os processadores baseados em ARM da Apple possam ter o desempenho da Intel em desktops de alta potência, como o iMac, iMac Pro e Mac Pro.

Mas ao criar seus próprios processadores para Macs, a Apple teria o controle total do hardware e do software, semelhante à sua estratégia móvel em telefones e tablets. Isso, em teoria, poderia permitir que a Apple otimizasse ainda mais o MacOS para obter ainda mais desempenho sem exigir sobrecarga adicional de hardware. Por exemplo, os modelos de iPhone geralmente combinam ou superam o desempenho dos smartphones Android de ponta, apesar de terem menos RAM e uma bateria menor.

A Apple também pode se beneficiar ao não precisar depender do cronograma de lançamento da Intel. Kuo acredita que a atual fabricante de chips da Apple, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, ou a TSMC, continuará sendo a única fornecedora de silício da Apple quando for lançada.

Além de fabricar processadores baseados em ARM que alimentariam o MacOS, Kuo informou que a TSMC também ajudará a Apple a produzir chips para alimentar o Apple Car. Como os processadores da série A para telefones e Macs, os chips para Sistemas de Assistência ao Motorista da Apple Car usariam um design personalizado e poderiam ser lançados em 2023 ou 2025.

Kuo especulou que o silício forneceria Nível 4 altamente autônomo ou Nível 5 totalmente autônomo. Capacidades de condução utilizando um processo de design miniaturizado de 3nm ou 5nm.

Antes do relatório de Kuo, a rival da Apple, a Samsung, também anunciou que está entrando no espaço automotivo com seus processadores Exynos Auto baseados no ARM.

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS