Corroborando boatos anteriores, o Google lançou hoje o seu aplicativo de mensagens instantâneas chamado Allo. O principal diferencial do aplicativo é a possibilidade de se usar o comando @google para acessar recursos do buscador diretamente da conversa.
Por exemplo: caso você esteja marcando de sair para almoçar com um amigo, pode enviar uma mensagem para @google perguntando por restaurantes próximos à localização do seu amigo. O @google também é capaz de encontrar imagens e GIFs, que podem ser enviadas na conversa, além de buscar outras informações (caso você e seu amigo estejam discutindo qual a distância entre a Terra e o Sol, por exemplo).
Além disso, o aplicativo também possui uma série de recursos relacionados às mensagens. É possível enviar emojis ou stickers, além das imagens e GIFs do Google, e ainda aumentar ou diminuir o tamanho de suas mensagens, acrescentando diferentes possibilidades de entonação à conversa. O vídeo abaixo demonstra alguns dos principais recursos do Allo:
Sigilo
O assistente @google é capaz de oferecer sugestões e de participar da conversa apenas porque ele consegue “ler” todo o conteúdo das mensagens trocadas entre os usuários. Pessoas que prefiram manter o sigilo de suas comunicações, no entanto, ainda poderão usar o app para conversar em um “modo anônimo”, que usa a mesma tecnologia de criptografia do WhatsApp (mas não permite acesso aos recursos do @google).
Esse modo anônimo, no entanto, não é o padrão do aplicativo. Por esse motivo, o ativista Edward Snowden chegou a recomendar a internautas que não utilizem o app. Ficará a cargo dos usuários, portanto, avaliar se as facilidades oferecidas pelo assistente são suficientemente valiosas para colocar a sua privacidade em risco.
Fonte: Olhar Digital