quarta-feira, abril 24, 2024

Google vai cobrar de fabricantes de celulares para usar aplicativos Android na Europa

O Google deixará de unir seu conjunto de aplicativos para dispositivos móveis Android na Europa, em resposta a uma multa de US $ 5 bilhões da União Européia em julho.

A gigante das buscas na terça-feira disse que vai oferecer uma licença paga para fabricantes de telefones e tablets na Europa que querem incluir sua loja de aplicativos Google Play, Google Maps, Gmail e o YouTube, de propriedade do Google. Outra licença permitirá que os fabricantes de celulares incluam o mecanismo de busca do Google e o navegador Chrome.

Hiroshi Lockheimer, chefe de Android do Google, disse que a empresa começará a oferecer as licenças em 26 de outubro, mas não disse qual seria o preço.

“Como a pré-instalação da Pesquisa do Google e do Chrome junto com nossos outros aplicativos nos ajudou a financiar o desenvolvimento e a distribuição gratuita do Android, apresentaremos um novo contrato de licenciamento pago para smartphones e tablets enviados para a EEA”, escreveu Lockheimer em um post no blog. Referindo-se ao Espaço Econômico Europeu. “Android permanecerá livre e open source.”

A notícia vem depois de uma multa antitruste recorde da Comissão Européia no início deste verão, que alegou que as práticas comerciais do Google em torno do sistema operacional móvel Android prejudicaram a concorrência no setor. Na semana passada, o Google entrou com um recurso junto ao Tribunal Geral da União Européia.

Para o Google, a mudança é uma grande mudança para o seu negócio móvel. A ideia era que, oferecendo gratuitamente o Android, a empresa poderia divulgar o uso de seus serviços, como pesquisa e navegação na web. A Alphabet, empresa controladora do Google, fatura quase 90% de seus US $ 100 bilhões em vendas anuais de buscas e publicidade.

O modelo fez do Android um enorme sucesso. Lançado pela primeira vez há 10 anos, o sistema operacional agora movimenta quase nove de cada 10 smartphones vendidos globalmente.

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS