quinta-feira, abril 25, 2024

A Carreira de Anthony Martial em Números

Quando cita-se um dos melhores atacantes franceses da atualidade, o nome de Anthony Martial que atualmente joga pelo Manchester United da Inglaterra e que também atua pela Seleção Francesa, deve ser levado em conta.

Anthony Luron Martial nasceu em 05/12/1995 em Massy, na França. Antes de atuar pelo Manchester United, Martial teve passagem por 2 grandes clubes do futebol francês. Porém, o que mais se sabe sobre Martial? Por quais clube atuou? Quais feitos atingiu na sua carreira até aqui?

Juvenil

Nascido em Massy, província de Essonne – na França -, Martial deu o seu primeiro passo rumo à carreira de jogador de futebol quando seus pais o increveram nas categorias de base do CO Les Ulis, clube da grande Paris, em 2001. Vale ressaltar que esta equipe já produziu grandes jogadores, tais como Patrice Evra e Thierry Henry.

Também é importante mencionar que depois que nessa época em que ingressou nas categorias de base do CO Les Ulis, Martial e seus pais moravam numa cidade próxima a Paris e ao lado de seus 2 irmãos – Dorian e Johan Martial, o último joga pelo Sochaux da França atualmente – Fabrice Tenin, seu amigo de infância, disse que Anthony brincava o tempo todo, seja no gramado ou na rua, com uma bola de futebol ou de tênis, quase sempre era possível ver o garoto jogando futebol.

Com a força do seu talento, Anthony Martial foi avistado por Philippe Lambolley, ex-treinador que se tornou agente de jogadores, responsável por considerar as ofertas de vários emissários franceses e internacionais, incluindo os do Manchester City da Inglaterra. Os anos vão passando e, aos 12 anos de idade, já se sabia que Patrice Evra estava monitorando de perto o progresso do garoto e inclusive, permitiu que ele jogasse com um de seus pares de chuteiras. Nesse mesmo ano, Martial fez testes no Manchester City, porém não obteve sucesso no primeiro instante.

Em 2007, antes de Martial completar 13 anos de idade, o garoto era visto como o fenômeno do CO Les Ulis a tal ponto que no estádio havia “mais recrutadores do que pais”. Anthony conheceu então Gérard Bonneau, encarregado de recrutar jovens para o Olympique Lyonnais, clube que é popularmente conhecido como Lyon, que lhe ofereceu a permanência de mais um ano na região de Paris, ingressando no INF Clairefontaine, centro nacional cuja especialidade é os treinos para jogadores franceses. Esperava-se que Martial ingressasse nas categorias de base do Lyon ainda nesse mesmo ano (2007), no entanto devido ao seu rendimento escolar, não foi bem, não pôde começar a treinar pelo novo clube.

Finalmente, no ano de 2009, Martial ingressou nas categorias de base do Olympique Lyonnais.

A Carreira de Anthony Martial em Números

Lyon

Categorias de Base

Em 2009, Anthony Martial ingressou no Tola-Volage, centro de treinamento do Lyon. Lá, ele se firmou como uma das maiores esperanças para o futuro do clube, apesar de uma indiferença pouco apreciada pelos treinadores. Na categoria sub-17, Martial marcou 15 gols em 15 partidas disputadas na sua primeira temporada, depois 32 gols em 21 partidas na temporada seguinte. Posteriormente, jogou algumas partidas pelo time sub-19 e também atuou pelo Lyon B.

Consequentemente, em 22 de agosto de 2012, aos 16 anos e 9 meses, Martial assinou seu primeiro contrato profissional com o Lyon. Para Armand Garrido, treinador do time sub-17 do clube, isso parecia óbvio porque “se ele não se tornasse profissional, ninguém se tornaria”.

2012-13

Em 6 de dezembro de 2012 – um dia depois de completar 17 anos de idade -, em partida válida pela última (6ª) rodada da fase de grupos da UEFA Europa League contra o Ironi Kiryat Shmona, equipe de Israel, Rémi Garde – técnico do Lyon nessa época – promoveu a estreia de Martial como profissional quando colocou Martial em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Yassine Benzia. Na estreia de Martial como profissional, o Lyon venceu a equipe israelense por 2-0 no Stade de Gerland (estádio do Lyon nessa época).

Em 3 de fevereiro de 2013, Martial fez sua estreia na Ligue 1 (Campeonato Francês) em jogo da 22ª rodada do campeonato, ao qual jogou os 11 minutos finais da derrota por 3-1 para o Ajaccio. Após este jogo, o jovem atacante de 17 anos jogou mais duas partidas pela Ligue 1, vitória por 2-1 sobre o Montpellier e empate em 1-1 com o Nice respectivamente.

Em suma, na sua primeiro e única temporada com a camisa dos “Les Gones” – Lyon -, Anthony Martial disputou 4 partidas. Quanto ao Lyon, terminou em 3º lugar no Campeonato Francês, chegou às oitavas de final da Copa da Liga Francesa, caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League e não passou da 1ª fase da Copa da França.

Antes do início da temporada 2013-14, para a surpresa de adeptos e da maoria dos funcionários do Lyon que compararam Martial a Karim Benzema, ele foi vendido ao Monaco. Num comunicado de imprensa, Jean-Michel Aulas – presidente do Olympique Lyonnais disse que teve de fazer uma transferência antes do final do exercício financeiro da temporada 2012-2013 para respeitar a saúde financeira do clube”.

  • Números de Martial na sua 1ª e única Temporada no Lyon
PdGmACACVMj na temporada 2012-13
4001057

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

  • O vídeo abaixo mostra os melhores lances de Martial com a camisa do Lyon na temporada 2012-13
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de dezembro de 2015 por Андрей

Monaco

2013-14

Anthony Martial sendo apresentado como novo reforço do Monaco

Em 30 de junho de 2013, “Association Sportive de Monaco Football Club SA” anunciou que havia assinado um contrato de 3 temporadas com Martial por uma taxa de 5 milhões de euros (cerca de 31,2 milhões de reais) mais bônus.

Antes de ingressar no time principal do Monaco, Martial jogou pelo time B do clube, onde marcou 3 gols em 4 partidas disputadas e não demorou muito para Claudio Ranieri – treinador do Monaco nessa época – integrá-lo ao time principal e em 30/10/2013, em confronto válido pela 3ª fase da Copa da Liga Francesa, o jovem atacante de 17 anos fez sua estreia pelo novo clube quando substituiu Jakob Poulsen aos 30 minutos da segunda etapa e jogou o restante da partida na qual a equipe monegasca – Monaco – perdeu por 1-0 para o Reims. Com este revés, o Monaco foi eliminado desse torneio.

Em 24/11/2013, em jogo da 14ª rodada da Ligue 1, Martial jogou os últimos 27 minutos da vitória por 1-0 sobre o Nantes. Na rodada seguinte da Ligue 1, em 30/11/2013, Claudio Ranieri escalou o jovem atacante de 17 anos como titular pela primeira vez e na sua estreia como titular pelo novo clube, Martial marcou seu primeiro tento como profissional na vitória por 2-0 sobre o Rennes no Stade Louis II (estádio do Monaco). Após o gol marcado, o jovem jogador formado nas categorias de base do Lyon se firmou entre os titulares no Monaco.

Pela 18ª rodada do Campeonato Francês em 14/12/2013, Martial marcou seu 2º e último tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Guingamp fora de casa. Na rodada seguinte do campeonato, em 20/12/2013, contra o Valenciennes, Martial jogou até os 11 minutos da segunda etapa, quando teve de dar lugar a Lucas Ocampos após sofrer uma torção no tornozelo. Em decorrência disso, o jovem atacante de 18 anos ficou de fora dos gramados por pouco mais de 1 mês.

Em 27 de janeiro de 2014, Martial estendeu seu contrato como o Monaco até junho de 2018. Cinco dias depois, o atacante de 18 anos jogou pela primeira vez após se recuperar da lesão; jogou os últimos 10 minutos do empate em 2-2 com o Lorient em jogo da 23ª rodada da Ligue 1. Posteriormente, Martial jogou mais 7 partidas no restante dessa temporada, contudo não conseguiu ter o mesmo desempenho de outrora e como consequência, só atuou como titular em mais 3 partidas.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do time monegasco, Anthony Martial disputou 15 partidas, fez 2 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Monaco, foi vice-campeão do Campeonato Francês, chegou à semifinal da Copa da França e caiu na 3ª fase da Copa da Liga Francesa.

  • Números de Martial na sua 1ª Temporada no Monaco
PdGmACACVMj na temporada 2013-14
15*2100706

* Gols marcados na Ligue 1

2014-15

Após o término da temporada 2013-14, Claudio Ranieri deixou o comando do Monaco para comandar a seleção da Grécia na Copa do Mundo e com isso, o clube resolveu apostar suas fichas em um treinador português, trata-se de Leonardo Jardim.

Em 10 de agosto de 2014, na estreia do Monaco nessa edição da Ligue 1, Martial jogou os últimos 14 minutos do revés por 2-1 ante o Loriente no Stade Louis II.

Em 05/10/2014, em jogo da 9ª rodada da Ligue 1, o camisa 23 do time monegasco – Martial – entrou em campo aos 30 minutos da segunda etapa no lugar de Lucas Ocampos e 17 minutos depois, fez o gol que evitou a derrota do time contra o Paris Saint-Germain fora de casa, em outras palavras, as duas equipes empataram em 1-1 no Parc des Princes.

Pela 12ª rodada do Campeonato Francês em 31/10/2014, Martial foi escalado por Leonardo Jardim como titular pela primeira vez nessa temporada e na sua estreia como titular, vitória da equipe monegasca por 3-1 sobre o Reims.

Em 14 de janeiro de 2015, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Liga Francesa, o camisa 23 do time monegasco entrou em campo aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Dimitar Berbatov e ao apagar das luzes, fez o gol que fechou o placar da partida; vitória do Monaco por 2-0 sobre o Guingamp. Por conseguinte, o Monaco foi eliminado pelo Bastia nos pênaltis na semifinal.

Pelo confronto da 2ª fase da Copa da França em 21/01/2015, Martial entrou em campo aos 32 minutos da segunda etapa no lugar de Yannick Carrasco e 11 minutos depois, fez o gol que selou o resultado da partida; triunfo do Monaco por 2-0 sobre o Évian.

Em 11/02/2015, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da França, Martial iniciou entre os titulares e marcou de pênalti o gol que selou o resultado do jogo; vitória do time monegasco por 3-1 sobre o Rennes. Na fase seguinte, o Monaco foi eliminado pelo Paris Saint-Germain. Aos poucos, o camisa 23 estava se firmando entre os titulares.

Em 07/03/2015, em jogo da 28ª rodada da Ligue 1, o jovem atacante de 19 anos marcou seu 5º tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Évian como visitante. Posteriormente, Martial marcou 4 tentos nas 3 rodadas seguintes da Ligue 1; 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Bastia, 1 gol no triunfo por 3-1 sobre o Reims e o gol do empate em 1-1 com o Saint-Étienne.

Pela 32ª rodada do Campeonato Francês em 10/04/2015, o camisa 23 do time monegasco marcou seu 10º tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre o Caen em pleno Stade Michel-d’Ornano. Além do tento marcado, proveu assistência para o 1 dos 2 gols marcados por Bernardo Silva.

Em 03/05/2015, em jogo da 35ª rodada da Ligue 1, Martial marcou seu último tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o Toulouse no Stade Louis II.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do time monegasco, Anthony Martial disputou 48 partidas, fez 12 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Monaco, terminou em 3º lugar no Campeonato Francês, chegou à semifinal da Copa da Liga Francesa e foi eliminado nas quartas-de-finais da UEFA Champions League (Liga dos Campeões) e da Copa da França.

  • Números de Martial na sua 2ª Temporada no Monaco
PdGmACACVMj na temporada 2014-15
48*125202560

* 12 gols dos quais 9 foram pela Ligue 1, 2 pela Copa da França e 1 pela Copa da Liga Francesa

2015-16

Antes do início dessa temporada, em 26 de junho de 2015, Anthony Martial estendeu seu vínculo com o time monegasco até junho de 2019.

Em 28/07/2015, no primeiro confronto da 3ª fase pré-eliminatória da Champions League contra o Young Boys da Suíça, Martial foi um dos destaques por 3-1 da vitória sobre o time suíço ao prover assistência para o gol de Mario Pašalić. No segundo confronto contra a equipe suíça, em 04/08/2015, o camisa 23 do time monegasco marcou seu primeiro tento em competições europeias na goleada por 4-0 sobre o Young Boys no Stade Louis II. Posteriormente, o Monaco enfrentou o Valencia da Espanha na última fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões e com um revés por 3-1 e vitória por 2-1, o time espanhol ficou com a vaga para a fase de grupos da UEFA Champions League 2015-16.

Pela 4ª rodada da Ligue 1 em 30/08/2015, Martial fez sua última partida com a camisa do Monaco no revés por 3-0 ante o Paris Saint-Germain em pleno Stade Louis II.

  • Números de Martial na sua 3ª e última Temporada no Monaco
PdGmACACVMj na temporada 2015-16
7*1200535

* Gol marcado na fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols que Martial marcou com a camisa do Monaco
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 20 de maio de 2020 por Corithian Productions

Manchester United

2015-16

Martial sendo apresentado como novo reforço do Manchester United

Em 1º de setembro de 2015, o Manchester United da Inglaterra anunciou a contratação de Anthony Martial por 36 milhões de libras (cerca de 249,2 milhões de reais), mas esta taxa tinha um potencial de chegar em £ 58 milhões (cerca de R$ 401,5 milhões) se o jovem atacante de 19 anos atingisse as metas estipuladas de um contrato de 4 anos com a opção de extensão por mais 1 ano. Esta foi a maior taxa de transferência paga por um adolescente, quebrando o recorde anterior de £ 27 milhões que o United pagou por Luke Shaw um ano antes, e que o Paris Saint-Germain pagou por Marquinhos em 2013.

Após a assinatura, Martial disse: “Estou muito animado para ingressar no United. Sempre quis jogar na Premier League e ingressar no maior clube do mundo, é o sonho de todo jovem futebolista”. Louis van Gaal – técnico do United nessa época – afirmou: “Anthony é um atacante naturalmente talentoso, jovem e multifuncional com grande potencial. Acredito que este é o clube para ele continuar o seu desenvolvimento”.

Na sua estreia pelo novo clube, em jogo da 5ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês) em 12/09/2015, Martial entrou em campo aos 20 minutos da segunda etapa no lugar de Juan Mata e 21 minutos depois, fez o gol que fechou o placar deste “North-west Derby”, nome dado ao clássico entre Liverpool e Manchester United; vitória por 3-1 do United no Old Trafford (estádio do Manchester United). Três dias depois, na estreia dos Red Devils – Manchester United – na fase de grupos da Liga dos Campeões, van Gaal promoveu a estreia do jovem atacante francês entre os titulares, contudo na estreia de Martial como titular, revés por 2-1 ante o PSV Eindhoven da Holanda fora de casa.

Em 20/09/2015, em jogo da 6ª rodada da Premier League, o novo camisa 9 do United – Martial – marcou seu primeiro doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – da temporada no triunfo por 3-2 sobre o Southampton no St Mary’s Stadium. Três dias depois, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, o jovem atacante francês substituiu Juan Mata aos 25 minutos do segundo tempo e ao apagar das luzes, fez o gol que fechou o placar da partida; vitória do Manchester United por 3-0 sobre o Ipswich Town. O impacto inicial de Martial foi elogiado pelo ex-técnico do United, Sir Alex Ferguson, que afirmou que “ele podia fazer qualquer coisa”. Por conseguinte, os Red Devils foram eliminados pelo Middlesbrough nos pênaltis nas oitavas de final.

Posteriormente, Martial foi eleito pelos fãs do United o melhor jogador do mês do clube e não parou por aí, também foi nomeado jogador do mês de setembro da Premier League e o seu gol marcado contra o Liverpool foi eleito o “gol mais bonito do mês de setembro”. Com este feito de ser eleito o jogador do mês, se tornou o 3º jogador mais jovem do United a receber o prêmio depois de Micah Richards e Michael Owen.

Após o gol marcado contra o Ipswich Town, Martial só voltou a balançar as redes em 21/10/2015, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Champions League, fez o único gol do empate em 1-1 com o CSKA Moscou da Rússia no Old Trafford.

Em 19/12/2015, Martial recebeu o prêmio “Golden Boy”, prêmio que é concebido ao jogador que é eleito o melhor jogador sub-21 do mundo.

Em 13 de fevereiro de 2016, em jogo da 26ª rodada da Premier League, o jovem atacante francês marcou seu 10º tento pelo novo clube no revés por 2-1 ante o Sunderland.

Pelo confronto da semifinal da Copa da Inglaterra em 23/04/2016, Martial foi o principal destaque do triunfo por 2-1 sobre o Everton com 1 gol e assistência para o tento marcado por Marouane Fellaini.

Em 10/05/2016, em jogo adiado da 35ª rodada da Premier League, o camisa 9 dos Red Devils marcou seus últimos tentos nessa temporada na derrota por 3-2 para o West Ham fora de casa.

Com a vitória por 2-1 na prorrogação sobre o Crystal Palace na final da FA Cup – Copa da Inglaterra -, o Manchester United se sagrou campeão desse torneio, esta foi a primeira vez que Martial celebrava a conquista de um título.

Em suma, na sua 1ª temporada na Inglaterra, Anthony Martial disputou 49 partidas, fez 17 gols, foi o artilheiro dos Red Devils nessa temporada, e proveu 9 assistências. Quanto ao Manchester United, além de ter sido campeão da Copa da Inglaterra, terminou em 5º lugar no Campeonato Inglês e chegou até as oitavas-de-finais da UEFA Europa League – depois de terminar em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League – e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Martial na sua 1ª Temporada no Manchester United
PdGmACACVMj na temporada 2015-16
49*179404628

* 17 gols dos quais 11 foram pela Premier League, 2 pela UEFA Champions League, 2 pela Copa da Inglaterra, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2016-17

Após o término da temporada 2015-16, Louis van Gaal não teve seu contrato renovado com o Manchester United e com isso, o clube resolveu apostar suas fichas em José Mourinho.

No primeiro jogo do United nessa temporada, decisão da FA Community Shield – Supercopa da Inglaterra – em 7 de agosto de 2016, Martial inicou entre os titulares e jogou boa parte do triunfo por 2-1 sobre o Leicester. Com este resultado, os Red Devils iniciavam essa temporada celebrando a conquista de um título.

Na estreia do United nessa edição da Premier League, em 14/08/2016, o camisa 9 foi um dos destaques da vitória por 3-1 sobre o Bournemouth no Dean Court com assistências para os gols de Wayne Rooney e de Zlatan Ibrahimović respectivamente.

Apesar de ter sido mantido sua vaga de titular no Manchester United sob o comando de Mourinho, começando à frente de Marcus Rashford na ala esquerda para os primeiros jogos da temporada. O atacante francês, no entanto, perdeu seu lugar na equipe titular depois de algumas atuações nada desanimadoras, com o clube timidamente atribuindo as dificuldades de Martial a problemas contínuos em sua vida pessoal.

No entanto, em 02/10/2016, em jogo da 7ª rodada da Premier League, Martial substituiu Jesse Lingard aos 22 minutos da segunda etapa e 3 minutos depois, fez o gol que impediu a derrota dos Red Devils no Old Trafford para o Stoke City, em outras palavras, United e Stoke City empataram em 1-1.

Em 20/10/2016, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da Europa League contra o Fenerbahçe da Turquia, o atacante francês marcou seu 2º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o time turco no Old Trafford.

Em 30/11/2016, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, Martial marcou seu único doblete nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o West Ham.

Pela 19ª rodada do Campeonato Inglês em 31/12/2016, o camisa 9 dos Red Devils marcou seu 5º tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Middlesbrough no Old Trafford.

Após uma primeira metade de temporada na qual não conseguiu ter o mesmo desempenho da temporada anterior, houve rumores de que Martial deixaria o Manchester United na janeiro de transferências de verão, mas em 6 de fevereiro de 2017, o próprio jogador deixou claro em sua conta oficial no Twitter que isso não aconteceria: “os jornais estão errados, não dê ouvidos eles”. Cinco dias depois – 11/02/2017 -, o atacante francês ganhou uma oportunidade entre os titulares e respondeu as críticas marcando 1 gol e dando o passe para o tento marcado por Juan Mata na vitória por 2-0 sobre o Watford na 25ª rodada do Campeonato Inglês.

Em 26/02/2017, em confronto válido pela final da Copa da Liga Inglesa, o camisa 9 dos Red Devils jogou os 90 minutos do triunfo por 3-2 sobre o Southampton. Esta vitória rendeu ao clube o 5º título de uma edição da EFL Cup (Copa da Liga Inglesa).

Em 23/04/2017, em jogo da 34ª rodada da Premier League, Martial marcou seu último tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Burnley. Além do gol marcado, deu o passe para o tento marcado por Wayne Rooney.

Em confronto válido pela final da UEFA Europa League 2016-17, o jovem atacante francês jogou os últimos 6 minutos de uma partida na qual o Manchester United venceu o Ajax e conquistou este título pela primeira vez na sua história. A trajetória dos Red Devils rumo a conquista deste título foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Manchester United integraria o grupo A ao lado do Feyenoord da Holanda, Zorya Luhansk da Ucrânia e Fenerbahçe da Turquia. Com um total de 12 pontos somados – 4 vitórias e duas derrotas -, o time inglês terminou em 2º lugar nesse grupo e com isso, se classificou para a fase de mata-mata.

Na fase de 16 avos, o Manchester United enfrentou o Saint-Étienne da França e com vitórias por 3-0 e 1-0 respectivamente, seguiu adiante na competição.

Nas oitavas de final, os Red Devils enfrentaram o Rostov da Rússia e após um empate em 1-1 no jogo de ida, a equipe inglesa venceu o time russo por 1-0 no Old Trafford e seguia a trajetória rumo a conquista do título.

Nas quartas de final, o Manchester United encontrou dificuldades para passar pelo Anderlecht da Bélgica. Com um empate em 1-1 no jogo de ida, esse mesmo placar se repetiu no Old Trafford e na prorrogação, a equipe inglesa venceu por 2-1 e seguiu adiante na competição.

Na semfinal, o United enfrentou o Celta de Vigo da Espanha e após uma vitória por 1-0 no Balaídos, estádio do time espanhol, a equipe inglesa empatou em 1-1 com o Celta no Old Trafford e com isso, se classificou para a final da UEFA Europa League 2016-17.

Em 24/05/2017, a Friends Arena em Estocolmo, capital da Suécia, foi o palco da final entre Ajax e Manchester United, jogo no qual o time inglês venceu por 2-0 e sagrou-se campeão desse torneio pela primeira vez na sua história.

Martial posando para uma foto com o troféu da UEFA Europa League 2016-17

Em suma, em sua 2ª temporada na Inglaterra, Anthony Martial disputou 42 jogos, fez 8 gols e proveu 8 assistências. Quanto ao Manchester United, foi campeão da Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e UEFA Europa League; terminou em 6º lugar no Campeonato Inglês e foi eliminado nas quartas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Martial na sua 2ª Temporada no Manchester United
PdGmACACVMj na temporada 2016-17
42*88302517

* 8 gols dos quais 4 foram pela Premier League, 2 pela Copa da Liga Inglesa, 1 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa da Inglaterra

2017-18

Depois de se destacar sob o comando de Louis van Gaal na temporada 2015-16, Martial não conseguiu repetir esse mesmo desempenho sob o comando de José Mourinho e devido à isso, começou essa temporada sendo reserva.

Em 13 de agosto de 2017, na estreia do Manchester United nessa edição da Premier League, o atacante francês entrou no lugar de Marcus Rashford aos 35 minutos do segundo tempo e depois de marcar o 3º gol do time no jogo, deu o passe para o compatriota Paul Pogba selar o resultado; goleada do United por 4-0 sobre o West Ham no Old Trafford. Na rodada seguinte do campeonato, em 19/08/2017, o camisa 9 dos Red Devils substituiu Rashford aos 30 minutos da segunda etapa e 9 minutos depois, fez o gol que selou o resultado do jogo; goleada do United por 4-0 sobre o Swansea em pleno Liberty Stadium.

Pela 3ª rodada do Campeonato Inglês em 26/08/2017, Martial iniciou entre os titulares pela primeira vez e no seu primeiro jogo como titular nessa temporada, não fez gol, mas ainda assim, o United venceu o Leicester por 2-0 fora de casa.

Em 17/09/2017, em jogo da 5ª rodada da Premier League, o atacante francês entrou em campo aos 43 minutos da segunda etapa no lugar de Henrikh Mkhitaryan e 4 minutos depois, marcou o gol que fechou o placar da partida; goleada do United por 4-0 sobre o Everton no Old Trafford. Três dias depois, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa, Martial teve mais uma chance de iniciar entre os titulares e dessa vez aproveitou a oportunidade e além de ter feito 1 gol, proveu assistência para o tento marcado por Jesse Lingard na goleada por 4-1 sobre o Burton Albion.

Pela 2ª rodada da fase de grupos da Champions League em 27/09/2017, Martial marcou seu 5º tento nessa temporada na goleada por 4-1 sobre o CSKA Moscou da Rússia fora de casa. Além de ter feito 1 gol, proveu assistências para os 2 gols de Romelu Lukaku.

Em 15 de janeiro de 2018, em jogo da 23ª rodada da Premier League, o camisa 9 dos Red Devils foi o principal destaque da vitória por 3-0 sobre o Stoke City com 1 gol e assistência para o tento marcado por Lukaku. Na rodada seguinte do campeonato, em 20/01/2018, o francês marcou o único gol da vitória sobre o Burnley.

As coisas pareciam estar indo bem para Martial, no entanto, o Manchestre United contratou Alexis Sánchez na janela de transferências de inverno e após a contratação do atacante chileno em 22/01/2018, passou a ter de disputar posição com mais um jogador e a falta de mais minutos jogados fez com que Martial não conseguisse repetir o desempenho de outrora e sendo assim, o gol marcado contra o Burnley foi o último tento que marcou nessa temporada. Em decorrência disso, houve rumores de que o atacante francês deixaria o clube na janela de transferências de verão.

Em suma, em sua 3ª temporada na Inglaterra, Anthony Martial disputou 45 partidas, fez 11 gols e proveu 9 assistências. Quanto ao Manchester United, foi vice-campeão do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra, chegou às quartas de final da Copa da Liga Inglesa e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Martial na sua 3ª Temporada no Manchester United
PdGmACACVMj na temporada 2017-18
45*119102337

* 11 gols dos quais 9 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2018-19

  • Números de Martial na sua 4ª Temporada no Manchester United
PdGmACACVMj na temporada 2018-19
38*123302307

* 12 gols dos quais 10 foram pela Premier League, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Inglaterra

2019-20

  • Números de Martial na sua 5ª Temporada no Manchester United
PdGmACACVMj na temporada 2019-20
48*2312103666

* 23 gols dos quais 17 foram pela Premier League, 4 pela UEFA Europa League, 1 pela Copa da Inglaterra e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2020-21

  • Números de Martial na sua 6ª e atual Temporada no Manchester United
PdGmACACVMj na temporada 2020-21
11*2201**871

* Gols marcados na UEFA Champions League

** a temporada 2020-21 está em andamento

Títulos que conquistou pelo Manchester United

  • UEFA Europa League: 2016-17
  • Copa da Inglaterra: 2015-16
  • Copa da Liga Inglesa: 2016-17
  • FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra): 2016
  • O vídeo abaixo mostra 50 dos 71 gols que Martial marcou com a camisa do Manchester United até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 22 de agosto de 2019 por Man United

Números de Martial na Seleção Francesa

França

Seleções de Base

Seleção Principal

Euro 2016

  • Desempenho de Martial na Euro 2016
PdGmACACVMj
3000068

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2018

Liga das Nações da UEFA 2020-21

  • Desempenho de Martial na Liga das Nações da UEFA 2020-21
PdGmACACVMj
50200260
  • O vídeo abaixo mostra o compacto do amistoso entre França e Itália, jogo no qual Martial marcou seu único tento com a camisa da Seleção Francesa até aqui
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 1º de setembro de 2016 por Sport M

Total

PdGmACACVMj
2516001111

Prêmios individuais

  • Equipe do torneio do Campeonato Europeu Sub-19 de 2013
  • Jogador do Mês da Premier League: setembro de 2015
  • Gol mais bonito do Manchester United na temporada 2015-16: (vs Liverpool, 12 de setembro de 2015)
  • Golden Boy: 2015
  • Melhor Jogador do Manchester United: temporada 2019-20

Considerações Finais

O post A Carreira de Anthony Martial em Números apareceu primeiro em Futebol Stats.

Veja mais sobre:
   

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SIGA O PTI

2,174FansLike
459FollowersFollow
524SubscribersSubscribe
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELACIONADOS